VISITAS TÉCNICAS


HOTEL SENAC ILHA DO BOI




FORMULE 1






RADISSON




EXPOVINHOS






    PALÁCIO ANCHIETA

    O Palácio Anchieta foi construído originalmente como Colégio Jesuíta São Tiago, formando Padres e possíveis Bispos. Assim como o Convento da Penha, localiza-se em região alta – Cidade Alta – mantendo assim vigilância constante em torno do mar contra assaltos invasivos, protegendo principalmente, Minas Gerais. Mais tarde, porém antes de ser denominado Palácio Anchieta, foi denominado Palácio Presidencial e até hoje é utilizado como sede do governo do Espírito Santo.


    Na nave lateral da igreja, que existiu dentro do colégio, foi colocado o Túmulo simbólico de Pe. Anchieta que morreu em 1527 e partes ósseas partiram em direção a Roma em 1611, porém ao sair da Bahia a embarcação sofreu um naufrágio e esta parte perdeu-se. O restante das partes ósseas dividiu-se por três cidades brasileiras, uma delas a cidade de Anchieta no Espírito Santo.

    Sala dos Governadores, com fotos e ilustrações de todos que por ali passaram.No Palácio/Escritório Governamental/Museu pode ser visto diversos achados durante a restauração, sendo estes portugueses, ingleses, guaranis, escoceses, franceses, etc... Como canetas-tinteiros, chaves, dobradiças, cerâmicas diversas, urinois – estes que também podiam definir o poder aquisitivo ou o grau de importância de seus donos – materiais brasileiros, da época, como telhas que eram moldadas pelos escravos em suas coxas, pois não havia formas para as mesmas.
    . Um baú-cofre de 5 séculos foi encontrado arrombado. Com três fechaduras que deveriam ser giradas juntas. Para transporte do baú-cofre são necessários 6 homens, estando vazio...

     
    No governo de 1908–1912 houve a derrubada de uma das torres para a modernização do edifício; e de 2004–2009 houve a restauração mais atual, onde foram encontrados tesouros materiais e históricos como pias de batismo e de água benta.

    A base da arquitetura da construção é de cal e conchas. Algumas vezes essa massa era misturada a, principalmente, esterco e também barro.
    As paredes eram largas auxiliando em questões de segurança quanto a pessoas e também à natureza, pois o mar era próximo.
    A escadaria de madeira fora retirada com o passar dos governos, sendo inseridas escadarias laterais.
    -> O 1° piso de cerâmica do prédio foi inserido no edifício por Jerônimo Monteiro e parte dele é mantido em um dos corredores. [Governo de 1908–1912]

     E mais tarde, no governo de Florentino Ávidos, muitos o criticaram por criar uma ponte desnecessária na época, mas de extrema importância para o fluxo de veículos nos dias de hoje. [Governo de 1924–1928]


    No pátio central, mantém-se também a parede original voltada para, o que era na construção original, a entrada do edifício.
    Neste pátio, em 2004, foi encontrado um poço colonial, aterrado após utilização para a construção do prédio, que tinha a profundidade de 4 metros. A idade estimada do poço é de 300 anos. Bancos de dormentes – madeiras de trilhos de trem – encontram-se neste pátio.




    No vídeo apresentado aos visitantes é mostrada toda a linha do tempo até a restauração em fotos e ilustrações de linguagens simples. E em uma das paredes mostra as principais cores que inundaram o interior deste edifício tão importante para a cultura social, política e religiosa.

    Visitações:
    Quarta a Sábado das 10hs às 17hs.
    Domingos das 10hs às 16hs após agendamento por telefone (27) 3321-3578 ou agendamento@seg.es.gov.br
    Escolas e grupos de Quarta a Domingo após agendamento.
    Endereço:
    Praça João Climaco, s/n, Cidade Alta – Centro, Vitória – ES

    PALÁCIO ANCHIETA.:

    Pesquisa: Mariana Almeida.




    __________________________________ 


    PÁGINAS RECENTES




    2 comentários:

    1. A turma do Curso Técnico em Turismo & Hospitalidade do SENAC-ES, está de PARABÉNS pela presença e interesse, durante a Visita Técnica ao Hotel Formule 1, realizada em 1º/06/2010.
      Saudações Turísticas,
      Amália.

      ResponderExcluir
    2. A turma Tec em Hospedagem do hotel Senac ilha do boi , estão realmente se mostrando bons estudantes e futuros profissionais. Essas visitas tecnicas são de grande valia no nosso aprendizado.
      Espero que continuemos com esse pique até o final do curso e possamos juntos dizer que somos verdadeiramente Técnicos em hospedagem e profissionais.
      A idéia é essa !!!!!!!
      valeu!
      Elis

      ResponderExcluir