MEIO AMBIENTE e SUSTENTABILIDADE



Atitude Ambiental




Experimente pesquisar o conceito de sustentabilidade em qualquer lugar e encontrará definições que falarão sobre: "Pensamento Sistêmico",
"Equilíbrio dos Ecossistemas","Relatório Brundtland", hã? Calma!Vamos entender isso de maneira mais prática?
A ideia central da sustentabilidade é que é possível continuarmos vivendo e nos desenvolvendo de forma com que haja continuidade e equilíbrio em relação aos recursos disponíveis. Tudo o que se retira ( se apenas retiramos ) uma hora vai acabar. Assim, devemos oferecer ao planeta tanto quanto retiramos dele.
O mencionado “Relatório Brundtland”, publicado em 1987, diz que sustentabilidade é “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”. Esta é a ideia!
Trazendo a discussão para o nosso quintal, se eu posso derrubar uma árvore porque quero construir minha casinha ali, posso também plantar outras duas para que meus netos tenham, anos depois, fruta e sombra num dia de sol.
Outra ideia de uma vida sustentável é estabelecer uma relação economicamente viável com o mundo. Trabalhar e buscar parcerias com quem está perto da gente é melhor, pois, além de fomentar o desenvolvimento daquela região, favorece o equilíbrio de todo o meio ambiente à sua volta.
Entenda que é possível cada um de nós trazer para dentro de sua vida, de sua rotina, de sua casa, as suas próprias ações sustentáveis, que podem ter uma importância muito maior do que a se imagina!
Limpar o oceano das manchas de óleo que os navios cargueiros despejam parece uma tarefa impossível, não é mesmo? Mas, separar o lixo, apagar as luzes na hora de dormir e não desperdiçar a água que utilizamos, está sim, ao seu alcance. E, acredite: é exatamente a força dessa conscientização e dessa união que poderá, um dia, deixar limpos e cristalinos todos os oceanos do planeta.




Sustentabilidade



INICIATIVAS TURÍSTICAS SUSTENTÁVEIS

-Aquecimento solar da água;
-Reciclagem de água para irrigação dos jardins;
-Uso preferencial de papéis reciclados;
-Utilização de lâmpadas de baixo consumo de energia e uso de luz natural através de construções que favorecem o seu uso;
-Transformação do lixo orgânico em composto orgânico para uso nas áreas verdes;
-Seleção do lixo, destinado à reciclagem local;
-Uso preferencial de madeira renovável (com certificação do IBAMA), preservando as matas naturais, além do uso de madeira de demolição;
-Apoio às iniciativas sociais e manifestações culturais locais;
-Valorização de hábitos, crenças, arte e histórias locais, através do respeito e não interferências indevidas.

___________


“As cidades educativas devem ensinar a seus filhos e aos filhos de outras cidades que as visitam, o respeito mútuo que as pessoas devem ter na rua, nas lojas, o respeito pelas coisas, o trato com o bem- público, com os muros das casas, a disciplina de horários reflete na maneira como a cidade trata os seus habitantes, as suas lideranças, o trato com o meio ambiente, como cuida do seu lixo.” Paulo Freire 

___________


O que é ISO?

ISO é a sigla que identifica a International Organization for Standardization - Organização Internacional para a Normalização - Organização Não Governamental, fundada em 1947 e formada por entidades normalizadoras de mais de 100 países.


ISO 14000, o que significa?

ISO 14000 é uma série de normas editadas pela ISO -Organização Internacional para a Normalização, e relacionadas com Sistemas de Gestão Ambiental.
Assim temos:
ISO 14001 - Sistemas de Gestão Ambiental 
ISO 14010 - Especificação para auditorias ambientais
ISO 14020 - Especificação para rotulagem ambiental
ISO 14031 - Especificação para avaliação do desempenho ambiental
ISO 14040 - Especificação para avaliação do ciclo de vida.
 
O que é ISO 14001?

A ISO 14001 é uma norma específica, editada pela ISO (Organização Internacional para a Normalização) e elaborada para tratar de Sistemas de Gestão Ambiental. Ou seja, a norma ISO 14001 visa disponibilizar às empresas interessadas ferramentas para que elas possam implantar um sistema de gestão ambiental, capaz de auxiliá-las na obtenção de seus objetivos ambientais e econômicos. Ou seja, esta norma foi idealizada com o sólido propósito de compatibilizar a proteção ambiental e prevenção à poluição com o crescimento sócio-econômico de uma organização. Na prática, consiste numa forma eficaz do equacionamento do desenvolvimento sustentado. Pretende-se que a Implementação de um Sistema de Gestão Ambiental resulte no aprimoramento do desempenho ambiental. Esta especificação baseia-se na premissa que a organização irá, periodicamente, analisar criticamente e avaliar o seu sistema de gestão ambiental de forma a identificar oportunidades de melhoria e sua implementação.


A quem se aplica a norma ISO 14001?

É uma norma direcionada e aplicável a qualquer empresa, independentemente de seu tamanho, porte ou segmento de atividade, seja ele industrial, comercial ou de serviços. O que interessa é a vontade e disposição da organização em compatibilizar o seu crescimento econômico com a conservação e proteção do meio ambiente.

Esta norma ISO 14001 é padrão no mundo todo?

Sim. Esta é a grande vantagem. Obter um selo ISO 14001 significa ter um reconhecimento internacional do interesse e responsabilidade pela defesa do meio ambiente. Sendo certificada pela ISO 14001, a empresa passa a ser identificada como uma organização capaz de identificar e administrar seus impactos ambientais, melhorar suas operações, reduzir custos e minimizar riscos de responsabilidades ambientais.

O que é necessário para se obter uma certificação ISO 14001?

A empresa interessada deverá implantar e manter um sistema de gestão ambiental, ancorado em uma política e objetivos ambientais que sustentem a prevenção à poluição, o atendimento à legislação e a melhoria contínua

 a) Estabelecer uma política ambiental apropriada para si;
 b) Identificar os aspectos ambientais decorrentes de atividades, produtos ou serviços da organização, passados, existentes ou plantados, para determinar os impactos ambientais significativos;
c) Identificar os requisitos legais e regulamentares aplicáveis;
d) Identificar prioridades e estabelecer objetivos e metas ambientais apropriados; e) Estabelecer uma estrutura e programa(s) para implementar a política e atingir os objetivos e metas.
f) Facilitar as atividades de planejamento, controle, monitoramento, ação corretiva, auditoria e análise crítica, de forma a assegurar que a política seja obedecida e que o sistema de gestão ambiental permaneça apropriado.
g) Ser capaz de adaptar-se às mudanças das circunstâncias. Nestes termos, a empresa deverá, em seu sistema de gestão ambiental, adotar processos, práticas, materiais ou produtos que evitem, reduzam ou controlem a poluição, os quais podem incluir reciclagem, substituição de materiais, etc.
Deverá estabelecer e manter procedimentos para identificar e atender os requisitos legais aplicáveis às suas atividades, produtos e serviços. E, por fim, a empresa deverá manter constante processo de aprimoramento do sistema de gestão ambiental, visando atingir melhorias no seu desempenho ambiental. Este sistema de gestão ambiental será então auditado por empresa especializada e, se atender todos os requisitos da norma ISO 14001, será certificado.
Entretanto, semestralmente o sistema será reavaliado e deverão ser fornecidas evidências da melhoria contínua.




"DESFRUTAR SEM DESTRUIR"
Antigamente, o Código de Conduta do Turista Responsável podia ser resumido a dois mandamentos batidos: Não tire nada além de fotografias e não deixe nada além de pegadas.

Ser turista não é simplesmente colocar algumas mudas de roupas em uma mala e sair por aí. Ser turista é mais que simplesmente tirar fotos e visitar lugares exóticos e belos. SER TURISTA É SER RESPONSÁVEL.

1- Jogue o lixo em lugares propícios, recicle, quando possível, reutilize sacolas plásticas e garrafas. Deixe o lugar, tão, ou mais limpo do que quando chegou.
2- Não retire plantas ou animais do seu habitat natural, ( poluição das águas, desmatamento de florestas, captura de animais, etc. Ocasionam desequilíbrio ecológico.)
3- Antes de comprar produtos derivados da fauna ou da flora, verifique se eles possuem certificado de algum órgão responsável pela fiscalização e considere suas implicações ao meio ambiente.
4- Não alimente os animais, pois eles tiram o próprio sustento do ambiente em que vivem. Não perturbe a vida selvagem.
5- Ao voltar pra casa divulgue entre os familiares e amigos as boas impressões e as experiências do local . Divulgue o nosso Brasil !.
6- Tente utilizar somente produtos biodegradáveis. E nada de utilizar produtos químicos próximo à fontes naturais de água.
7- Utilize carros ou qualquer outro meio de transporte somente onde é permitido, e certifique-se que os mesmos estejam regulados para não causarem uma maior poluição. Opte por meios de transportes alternativos e saudáveis.
8- Dê preferência aos comerciantes que respeitam o meio ambiente ou aos que tem um empreendimento sustentável. Assim, sua contribuição será maior.
9- Antes de viajar procure se informar sobre os regulamentos locais e seus costumes. Procure sempre o serviço de informações turísticas e leia os guias.
10- Utilize a água e a energia de modo responsável. Aproveite ao máximo a iluminação natural e use a água de acordo com as necessidades reais.
Algumas regras não podem ser esquecidas nunca e que são válidas em qualquer lugar do planeta.


O turista responsável só tem a ganhar ao seguir os dez mandamentos, pois, estará ajudando na preservação do planeta e contribuindo com o turismo sustentável.


GREENPEACE




ONDE DESCARTAR SEU LIXO ELETRÔNICO


VOCÊ PODE AJUDAR A SALVAR O PLANETA TERRA.
Download do livro Você Pode Ajudar a Salvar o Planeta Terra.
O autor do livro é Lucas Izoton, empresário criador da marca Cobra d'água, que já ocupou importantes cargos como Presidente dos Conselhos Regionais do Serviço Social da Indústria, Sesi, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai, do Instituto Euvaldo Lodi, IEL, e Instituto de Desenvolvimento do Espírito Santo, IDEIES.

O download está disponível na página do autor:
Lucas Izoton:
Pesquisa:  Paula Prieto.


"O QUE É TURISMO SUSTENTÁVEL ? "
Turismo sustentável é aquele que atende, simultaneamente, às necessidades dos turistas e das regiões receptoras, ao mesmo tempo em que protege e amplia as oportunidades para o futuro. É um condutor ao gerenciamento de todos os recursos, de tal forma que as necessidades econômicas, sociais e ambientais possam ser satisfeitas sem desprezar a manutenção da integridade cultural, dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos sistemas que garantem a vida. .



 SUSTENTABILIDADE EM HOTÉIS E POUSADAS:
                     
                      Spa Holgar D'alma:
                      Pousada Encantos da Terra:
                      Fazenda das Videiras:

             PROJETOS/SUSTENTABILIDADE:

                       Bem Receber:
                       Akatur:
                       Planeta Sustentável:




5 ações que você pode fazer





______________________________________________




PÁGINAS RECENTES