"TURISMO"
De acordo com a Organização Mundial do Turismo – OMT 2003 entende-se Turismo como as atividades realizadas pelas pessoas durante suas viagens e estadas em lugares distintos do seu entorno habitual, por um período consecutivo, inferior a um ano, por lazer, negócios e outros.





A IMPORTÂNCIA DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO EM TURISMO





"DESFRUTAR SEM DESTRUIR"
Antigamente, o Código de Conduta do Turista Responsável podia ser resumido a dois mandamentos batidos: Não tire nada além de fotografias e não deixe nada além de pegadas.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



Ser turista não é simplesmente colocar algumas mudas de roupas em uma mala e sair por aí. Ser turista é mais que simplesmente tirar fotos e visitar lugares exóticos e belos. SER TURISTA É SER RESPONSÁVEL.

1- Jogue o lixo em lugares propícios, recicle, quando possível, reutilize sacolas plásticas e garrafas. Deixe o lugar, tão, ou mais limpo do que quando chegou.
2- Não retire plantas ou animais do seu habitat natural, ( poluição das águas, desmatamento de florestas, captura de animais, etc. Ocasionam desequilíbrio ecológico.)
3- Antes de comprar produtos derivados da fauna ou da flora, verifique se eles possuem certificado de algum órgão responsável pela fiscalização e considere suas implicações ao meio ambiente.
4- Não alimente os animais, pois eles tiram o próprio sustento do ambiente em que vivem. Não perturbe a vida selvagem.
5- Ao voltar pra casa divulgue entre os familiares e amigos as boas impressões e as experiências do local . Divulgue o nosso Brasil !.
6- Tente utilizar somente produtos biodegradáveis. E nada de utilizar produtos químicos próximo à fontes naturais de água.
7- Utilize carros ou qualquer outro meio de transporte somente onde é permitido, e certifique-se que os mesmos estejam regulados para não causarem uma maior poluição. Opte por meios de transportes alternativos e saudáveis.
8- Dê preferência aos comerciantes que respeitam o meio ambiente ou aos que tem um empreendimento sustentável. Assim, sua contribuição será maior.
9- Antes de viajar procure se informar sobre os regulamentos locais e seus costumes. Procure sempre o serviço de informações turísticas e leia os guias.
10- Utilize a água e a energia de modo responsável. Aproveite ao máximo a iluminação natural e use a água de acordo com as necessidades reais.
Algumas regras não podem ser esquecidas nunca e que são válidas em qualquer lugar do planeta.


O turista responsável só tem a ganhar ao seguir os dez mandamentos, pois, estará ajudando na preservação do planeta e contribuindo com o turismo sustentável.






"O QUE É TURISMO SUSTENTÁVEL ? "

Turismo sustentável é aquele que atende, simultaneamente, às necessidades dos turistas e das regiões receptoras, ao mesmo tempo em que protege e amplia as oportunidades para o futuro. É um condutor ao gerenciamento de todos os recursos, de tal forma que as necessidades econômicas, sociais e ambientais possam ser satisfeitas sem desprezar a manutenção da integridade cultural, dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos sistemas que garantem a vida. .